BEM-VINDO!
Aqui poderás encontrar as últimas novidades da Delegação de Braga da Juventude Cruz Vermelha.
No final da tua visita, deixa-nos comentários ou sugestões que poderás editar no final de cada post!
Obrigado e... até breve!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ser Voluntário é....

"Enquanto estudantes de Relações Internacionais, expressões como “acções diplomáticas”, “paz”, “prevenção”,” protecção”, “organizações”, “fundos” e tantas outras deste género, são uma constante. Ouvimo-las vezes sem conta, trabalhamo-las, debatemo-las….e muitas das vezes acabamos por nos aperceber que pouco ou nada percebemos delas, não há um toque real que nos faça entender o que são, o que fazem ou como actuam.

Foi provavelmente numa tentativa de perceber melhor estes conceitos que cheguei até aqui… que dei o passo, que tentei desvendar o que está por de traz de tantos conceitos abstractos. E é tanta coisa….


Foi há mais ou menos 1 ano e meio, 2 anos… que ao passear pelas ruas do centro, o edifício da Sede da Cruz Vermelha se fez mostrar, apesar de na altura a senhora que ali estava não se ter mostrado muito disponível, lá a consegui convencer a preencher a ficha de pré-inscrição para ser voluntário… Se eu sabia o que estava a fazer? Definitivamente não!! Se eu sabia tudo o que o conceito de voluntariado envolve?? Muito menos… Mas estar a descobri-lo tem sido uma experiencia fantástica

De facto, duas semanas depois de ter posto o meu nome naquele papelinho ligaram-me, fui a uma sessão de esclarecimento, e logo ai o mito aliado a um preconceito que trazia comigo à muito, começam a desfazer-se…aquilo que eu julgava ser uma organização algo elitista, e conservadora revelou-se activa, com vontade de acolher quem queria ser acolhido, e bastante motivadora! Talvez pelas pessoas que encontrei logo naquele pequeno começo, talvez por pouco tempo depois ter conhecido a juventude, talvez por ter descoberto o que é “TER +ATITUDE” , talvez por me ter apercebido que é possível sermos coordenados por pessoas incríveis, que fazem questão de ser iguais a nós, sem autoridades ou arrogâncias, talvez por ter sido em Braga, talvez por ter arranjado mais que colegas - verdadeiros amigos, talvez por diversas coisas impossíveis de enumerar, mas que fizeram com que a minha vontade de estar aqui..se transforma-se em mais do que isso… se transformasse numa necessidade.

Obvio, que até agora nem tudo tem sido fácil, tantas vezes o tempo atraiçoa-nos, ou as pessoas que são supostas colaborar connosco transformam-se em verdadeiros obstáculos, ou a nossa falta de conhecimento cientifico em determinada área faz-nos sentir impotentes perante alguma situação especifica, uma infinidade de coisas que poderiam nos levar a pensar..mas para que isto? Eu nem sou obrigada a estar aqui!! … Pensamento que acaba no segundo seguinte, quando olhamos para traz e nos apercebemos de que aquele contratempo não é nada, perante o caminho até ali percorrido.

Se já sei o que queria saber? Se já acho reais os conceitos que considerava abstractos? Se já sei o que ser voluntariado é? Acho que não… e não sei se quero saber… é o eterno desejo pela descoberta, a eterna vontade de aprender e a FORÇA por alcançar tudo isto que tornam o voluntariado tão incrível…e que me fazem sentir em casa quando estou na JCV.

Não é preciso ser internacionalista para nos sentirmos úteis, não é preciso ir lá para fora, não é preciso sabermos tudo, ser médico , advogado ou o que for…basta ter vontade, basta ter FORÇA e querer…

Eu quero… e quero continuar a querer!!! FORÇA 2010!!"

Cristiana Garcia
Voluntária JCV Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário