A divisão do trabalho da Juventude Cruz Vermelha por áreas permite perceber a dimensão e a abrangência do trabalho que se vai desenvolvendo. Algumas delas são, neste momento, mais sublinhadas do que outras, mas o conjunto de todas as acções que dinamizamos ao longo dos meses concorrem para os objectivos que a seguir expomos. Não são linhas de orientação novas mas fruto de uma reflexão que nos últimos cinco anos foi feita por voluntários e profissionais tendo à cabeça brilhantes líderes que contagiaram e continuam a contagiar quem contacta com o o ideal de "Fazer mais, fazer melhor e chegar mais longe!"
Promoção e Educação para a Saúde
Fomentar o interesse nos jovens para a adopção de hábitos e comportamentos saudáveis como parte do seu desenvolvimento individual e social, provendo-os de ferramentas para o desenvolvimento da educação para a saúde nos seus projectos e programas a nível local e nacional.
Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Analisar a realidade desta área em cada Delegação CVP, oferecendo ferramentas que favoreçam o desenvolvimento territorial da educação ambiental e desenvolvimento sustentável, assim como traçar matrizes para o desenvolvimento de projectos e programas inseridos nesta área de intervenção.
Educação para o Desenvolvimento e Cooperação Internacional
Promover nos jovens os valores Humanitários e da Cooperação Internacional através da sensibilização social, dos Direitos Humanos e da Criança e da Educação para a paz e desenvolvimento, pretendendo uma acção integradora e globalizante em sentido a quatro dimensões: Direitos Humanos, Educação Intercultural, Educação para a Paz e Desenvolvimento e Cooperação Internacional.
Intervenção para a Inclusão Social e Igualdade de Género
Estimular e fortalecer a inclusão de crianças e jovens em situação de exclusão social, através de programas e projectos baseados nas diferentes realidades sociais. Promover a prevenção da violência social em âmbito educativo.
Gestão de Voluntários
Procuramos apetrechar-nos de ferramentas que nos permitam efectuar uma boa gestão de voluntários, assim como obter uma maior eficácia na planificação e realização de projectos e programas na sua realidade local.
Há muito trabalho para fazer! Junta-te a nós neste início de ano lectivo em que recrutamos novos voluntários e damos início a uma nova temporada de actividade.
Usa os contactos que te disponibilizamos nesta página.
Sem comentários:
Enviar um comentário