BEM-VINDO!
Aqui poderás encontrar as últimas novidades da Delegação de Braga da Juventude Cruz Vermelha.
No final da tua visita, deixa-nos comentários ou sugestões que poderás editar no final de cada post!
Obrigado e... até breve!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Depois do Mystic River…


A equipa do MEET (Juventude Cruz Vermelha de Braga) tem motivos para se sentir feliz, pois concretizou com sucesso, no passado sábado, dia 9 de Abril, um dos seus mais ambiciosos projectos – a viagem no rio Douro, Mystic River. Nela, reuniu-se um grupo diversificado de estudantes e investigadores nacionais e internacionais, de países como a Polónia, a Rússia, o Brasil, o Senegal, a China, a Holanda, a Roménia e o Peru, numa interacção rica e espontânea.

Todo o percurso foi uma descoberta constante da cultura portuguesa, desde a zona da Ribeira, junto ao Rio Douro, um dos locais mais antigos e típicos do Porto, que faz parte do Centro Histórico desta cidade, Património Mundial da UNESCO. Aqui, os nossos participantes puderam conhecer testemunhos da importância que o comércio do Vinho do Porto (um dos mais antigos e apreciados vinhos do mundo) teve e ainda tem nesta região do país, como os barcos rabelos, que faziam o seu transporte pelo Rio, e as caves de armazenamento do Vinho situadas ao longo da margem de Vila Nova de Gaia.

O nosso cruzeiro rio acima, em direcção à cidade da Régua, importante zona de produção e comércio do Vinho do Porto, foi emocionante, quer pela paisagem das vinhas e seus socalcos, moldada pela actividade humana, e também Património Mundial da UNESCO, quer pela passagem pelas barragens de Crestuma e Carrapatelo.

Ainda no barco, que nos conduziu pelo Douro, os nossos participantes puderam apreciar a gastronomia portuguesa e o vinho maduro da região.

Ao chegar à Régua, fomos saudados com os pregões típicos das vendedoras dos tradicionais rebuçados da Régua…

Depois de uma visita a esta pequena cidade, voltámos ao Porto em comboio turístico, apreciando o verde da paisagem a fundir-se com o dourado do por do sol.
No final, ficámos com a certeza de que não foi apenas a cultura portuguesa que saiu divulgada, mas todas as outras culturas presentes. Esta viagem serviu, não apenas para integrar os participantes internacionais na nossa cultura, mas também para promover o respeito pela multiculturalidade e a união entre todos!
 
Ivone Coelho





Sem comentários:

Enviar um comentário