Três voluntários da JCV na Croácia.
Já passaram 3 dias desde que aterrámos e eu ainda tenho receio que as emoções tomem contas das palavras!! Primeiro que nada um pedido de desculpa muito grande por só agora estar a dar noticias mas a semana era demasiado intensa para conseguirmos sentar um segundo ao computador, pensar no que escrever, então, era impossível… poucas horas de sono e muitas horas de actividades não o permitiam!!
Não gosto de começar pelo fim mas neste caso o fim é o que melhor descreve o princípio: No ultimo dia chorámos! E sim podia ficar por aqui que vocês já tinham uma ideia de como tinha sido mas vamos lá voltar ao início!
Um pouco meio na dúvida 3 dos nossos voluntários juntamente com 2 outros voluntários de uma organização em Coimbra decidiram partir rumo à Croácia para um intercâmbio do programa Juventude em Acção. Embora com 100% de confiança neste programa, esta Acção especifica levantava algumas dúvidas: relativamente à temática, às datas, às viagens, ao número e idade dos participantes, às nacionalidades dos mesmos… tudo pormenores que juntos nos faziam duvidar de se algum dia chegaríamos a partir…. MAS PARTIMOS!!
No dia 19 de Agosto chegámos à Croácia com o desejo de sermos Jovens em Acção, à nossa espera tínhamos um voluntário da organização de acolhimento, Robert Pofuk, que não só se revelou ser um excelente guia, mostrando-nos cada cantinho de Zagreb, como se tornou, e acho que falo por todos, um grande amigo, o qual vai ser impossível esquecer! Após a pequena mas intensa visita à capital Croata o Pofuk viajou connosco até Novi Marof, a pequena vila onde decorreu toda a Acção e que creio que nos surpreendeu a todos… pois se nas buscas incessantes que fizemos pela web as fotos só mostravam uma pequena rua algures perdida na Croácia com meia dúzia de casas ali à volta, nas buscas intensas do terreno revelou-se ser um dos sítios mais característicos, interessados pela novidade e, terei de dizer, mais dinâmicos que o mundo pode ter!!!
Nessa noite não dormimos em Novi Marof, como chegamos um dia mais cedo o Dário, um dos responsáveis pela organização de acolhimento, a qual espero seriamente que se torne nossa parceira nas Acções do Juventude em Acção, cedeu-nos gentilmente o apartamento dele em Varazdin, antiga capital da Croácia, onde estava a decorrer um festival de música e uma feira de artesanato que nos ocuparam o tempo por essa noite!
No dia seguinte, rumámos novamente a Novi Marof, desta vez para ficar! Quando chegámos já o grupo Romeno, Croata e Sérvio lá estavam, ficava a faltar o da Macedónia, que não tardou a juntar-se a nós! Após a primeira refeição em conjunto a noite seguiu-se com inúmeras dinâmicas de apresentação, que aliadas à mudança constante de grupos de trabalho ao longo da semana, fizeram com que hoje, passados dias, eu consiga dizer o nome de todos os presentes, sem me esquecer de nenhum e sentindo saudade de todos!!
A semana decorreu, toda ela, mais ou menos da mesma forma: às 8h da manhã um autocarro esperava-nos junto à pensão Josko, lugar onde ficámos alojados, para nos levar para o Centro Cultural da cidade onde decorriam as refeições e parte das actividades; logo a seguir ao pequeno - almoço esperava-nos sempre um “energizer” que, mesmo que não quiséssemos, nos despertava para o dia que se avizinhava de uma forma bastante divertida; passámos a maior parte das manhãs no Centro, ou a fazer dinâmicas de grupo ou a debater questões de voluntariado ou a apresentar trabalhos realizados no dia anterior mas a tarde, essa, era sempre repleta de surpresas…
Os dias foram divididos em 3 grandes temas: Cultura e Tradição, Desporto e Natureza e, por ultimo, História e Artes, em cada uma destas temáticas os diversos grupos (que eram constituídos sempre de forma muito original e divertida) partiam para junto de uma organização local que desenvolvesse um trabalho nesta área… assim desde a dançar, pintar, fazer flores de papel, pescar, fazer candeeiros com copos de plástico, cortar a relva, cozinhar a VOAR, nós fizemos de tudo e sempre com grande satisfação!!!
O objectivo primordial do MZM (organização de acolhimento) era que, com este intercâmbio, a vila tão pacata onde eles são sediados se torna-se um local de multiculturalidade, dinâmico, activo e acima de tudo, que a população algo envelhecida que lá habita passa-se a acreditar nas gerações vindouras e no papel crucial que nós, Jovens, podemos desempenhar para o desenvolvimento local – não sei se posso falar por eles mas pelo que testemunhei e acima de tudo pelo que vivenciei foi cumprido a 200%. A ligação criada entre nós e os habitantes de Novi Marof foi notória por todos, a alegria de eles terem pessoas a fazerem-lhes perguntas, jovens a querer saber das tradições, a quererem captar todos os momentos de forma digital, a convidarem-nos para festas, etc., fez com que eles acreditassem de facto, que o mundo é muito mais do que as tragédias televisivas e acima de tudo de que ainda há esperança!!
Quanto a nós, acho que esta foi só mais uma prova de que SIM, É POSSÍVEL, “fazer mais, fazer melhor, chegar mais,( muito mais), longe” - basta querer…basta ir! E se as duvidas no inicio nos deixaram de pé atrás, as referidas lagrimas do ultimo dia deixaram-nos com a certeza de que queremos voltar, de que queremos reencontrar, de que queremos falar, contar, gritar ao mundo que NÃO TEMOS MEDO DE AGIR!!!!!
Não fica tudo dito neste texto… não só por ser impossível atribuir palavras a sentimentos, mas por querer e desejar que todos os voluntários da JCV tenham um dia, espero que muito em breve, uma experiência como esta (o JCV em Acção, está disposto a enviar-vos, só têm de dizer onde e quando)!
Quanto a mim só me resta agradecer a todos os membros da MZM que me ensinaram os verdadeiros valores do trabalho em equipa, aos “25 magníficos” a quem eu ao fim de 9 dias posso chamar de amigos…mas acima de tudo aos meus dois colegas, amigos, de Cruz Vermelha ao peito: Chisoka e InÊs, por se terem revelado os melhores companheiros de viagem de sempre e por terem levado mais um bocadinho de Nós… do que somos… e do que queremos ser AO MUNDO!!
Cristiana Garcia
Sem comentários:
Enviar um comentário