Com o auxílio do suporte informático, iniciamos então esta sessão, perguntando às crianças o que entendiam por música, dando alguns exemplos. Todos tiveram direito a expressar a sua opinião, mas na generalidade concordaram que a música era uma forma de expressão de sentimentos, auxiliada pela voz e/ou instrumento. De seguida mostramos vários vídeos de diversos géneros musicais como o fado, R&B, Hip-Hop, Reggae, Clássica, Popular e Africana. No final de cada vídeo pedíamos às crianças para comentar o que sentiram ao ouvir determinada melodia, bem como os instrumentos tocados em cada uma - Amor, Paz, Calma, Alegria, Tristeza, Descontração, Vontade de dançar, foram algumas.
Neste exercício ficou claro que as crianças quando são estimuladas e ouvidas, surpreendem com a qualidade das suas observações e palavras. Algumas respostas demonstraram sensibilidade e maturidade que, normalmente, não vemos todos os dias nestes meninos. A possibilidade de cada um poder exprimir o que viu e o que sentiu, deu uma nova perspetiva ao seu entendimento pela música e à partilha de gostos e culturas próprias de cada ser como individual. Além disso, criamos dinâmicas para captar a atenção durante a audição da música clássica – uma vez tratar-se de um estilo que, normalmente, não agrada muito. Para isso pedimos às crianças que fechassem os olhos e apenas sentissem o som do piano. Finda música, todos estavam desejosos por intervir, revelando de novo, sensibilidade nas suas opiniões.
De seguida pedimos às crianças para se sentarem uns atrás dos outros, com as mãos nas costas do colega, novamente de olhos fechados; e “fomos ver os aviões” com os Azeitonas. Depois “encostámo-nos uns aos outros” e cantámos a popular música de Jorge Palma e, ainda, “Nunca me esqueci de ti” de Rui Veloso.
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