Foi no passado dia 19 de Novembro, sábado, realizada mais uma actividade do projecto “Colorir o Sábado” que constituía a celebração do dia do cigano. Foi a primeira actividade em que participei como voluntária da Juventude da Cruz Vermelha em Braga e na minha opinião a actividade correu bastante bem e deu para eu perceber que há uma boa interactividade entre as crianças e os voluntários integradas neste projecto.
Para a realização desta actividade foi pedido às crianças de etnia cigana que explicassem quer às restantes crianças, quer aos voluntários presentes como funcionam as festas por eles efectuados, para isso foi-lhes pedido que cantassem e dançassem as músicas que eram do seu conhecimento. Esta actividade fez com que houvesse um bem-estar perante todos e as crianças divertiram-se imenso, acabando até por depois cantarem com um microfone outras músicas que se iam lembrando e os voluntários também fizeram questão de participar e aprender, cantando, tocando viola e dançando. Durante este evento também foi conseguido fazer algumas perguntas às crianças que participaram para saber como eram, por exemplo, os casamentos celebrados pelos ciganos e outras actividades feitas por estes.
Esta foi uma actividade bastante interessante porque deu para todas as crianças deste projecto, e até voluntários (falo pela minha experiência) aprenderem algo mais sobre a etnia cigana e fazer com que houvesse uma partilha de costumes e ideias. Pelo sucesso desta actividade, fiquei motivada para programar e participar nas próximas actividades realizadas neste projecto.
Texto: Rita Fernandes
Fotos: Carina Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário