
3 semanas após o triste acontecimento no Haiti, aqui ficam alguns números da mobilização da Cruz Vermelha Internacional, que conta também com a participação da Cruz Vermelha Portuguesa.
A Cruz Vermelha já mobilizou mais de 500 toneladas de ajuda e 18 Unidades de Resposta a Emergência. Estão a operar em Port-au Prince 3.000 voluntários da Cruz Vermelha Haitiana (cerca de 10.000 em todo o país), com o apoio de 500 voluntários e profissionais especializados do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
O Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa já conta com 600 mil Euros para apoiar as vítimas do sismo no Haiti. A Cruz Vermelha Portuguesa enviará recursos humanos se forem solicitados.
O Governo do Haiti estima que o sismo do 12 de Janeiro causou 75.000 mortes, 200.000 feridos e um milhão de pessoas deslocadas. Estas estimativas não podem ainda ser confirmadas, contudo o OIM estima que 370.000 pessoas vivem acampadas em mais de 250 locais a céu aberto.
Embora a operação de assistência seja extremamente difícil devido aos problemas logísticos no aeroporto, que recebe até 150 aviões por dia, e de estradas dificilmente transitáveis, a ajuda humanitária está a começar a ter resultados na melhoria da situação das vítimas deste sismo.
in cruzvermelha.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário