Vestido de Zara - 3,5 euros? Camisa de Lacoste - 1,5 €? T-shirt de H & M - 50 cêntimos? Uma boa conversa com o vendedor - impagável. Isto não é um anúncio novo de Master Card, mas acontece todos os dias no projecto da Juventude Cruz Vermelha - Ponto Vermelho. Esta é uma loja especial, onde todos podem encontrar algo para si mesmo sem se preocupar com o preço. A ideia do Ponto Vermelho é simples - fornecer a pessoas mais vulneráveis artigos de vestuário e outros produtos de boa qualidade a um valor simbólico. A Loja é projectada para, além de responder a situações de "pobreza envergonhada", promover a dignidade humana e aliviar diferenças económicas na sociedade.
Como fazemos isso? Quaisquer artigos que chegam à loja vêm de doações que chegam quase diariamente. Recebemos coisas diferentes - roupas, brinquedos, livros e às vezes os equipamentos domésticos - secadores, ferros e até mesmo rádios. A tarefa dos voluntários é fazer a selecção dos produtos para só chegar à loja o material de qualidade superior. As coisas que nós consideramos como inadequados para vender são enviados para reciclagem ou outras instituições de caridade. Parece simples, mas na realidade exige uma grande trabalho dos nossos voluntários para satisfazer os nossos clientes. O nosso trabalho não acaba na seleção – todas as coisas precisam ser classificadas, contadas e organizadas no armazém. Além disso, temos que nos certificar que que cada dia novos artigos são colocados nas prateleiras.
Cada voluntário pode encontrar um trabalho adequado a si mesmo. Para voluntários que gostam de trabalhar com pessoas, atendem os clientes, cujas necessidades às vezes são um grande desafio. Pessoalmente, eu faço um pouco de tudo - quando a loja está vazio e não há confusão, trabalho na selecção e transfiro roupas para a loja. Quando temos muitos clientes, mais frequentemente eu corro entre as prateleiras à procura de um tamanho apropriado, ou arrumo a roupa nas prateleiras. Como em qualquer trabalho, há dia bons e menos bons – há dias em que eu só me quero esconder na triagem, outra vez eu passo bem o tempo, atendendo a clientes, esforçando-me para que todas as pessoas saiam felizes da loja. E para dizer a verdade, além de ser voluntário, eu sou uma constante cliente do Ponto. Quem disse que o diabo só veste Prada?
Katka
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