BEM-VINDO!
Aqui poderás encontrar as últimas novidades da Delegação de Braga da Juventude Cruz Vermelha.
No final da tua visita, deixa-nos comentários ou sugestões que poderás editar no final de cada post!
Obrigado e... até breve!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Colorir as férias de verão: a experiência de uma estagiária


No dia 20 /06/2013, iniciei o estágio na JCV (Juventude Cruz Vermelha) na delegação de Braga.
O grupo alvo são crianças dos 6 aos 14 anos, e são residentes no bairro social de Santa Tecla.
Um dos objetivos gerais desta estrutura juvenil é promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, particularmente dos descendentes de imigrantes e minorias étnicas, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.
Para tal, desenvolvemos um vasto leque de atividades, que oferecemos a estas crianças residentes do bairro.
O meu objetivo enquanto estagiária do curso EFA B3 do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Mazagão é apoiar os voluntários e monitores nas atividades agendadas para as crianças, e realizar algumas atividades com elas.
Tem sido uma experiência bastante enriquecedora, visto que nunca tinha trabalhado com este tipo de público!
No projeto colorir as férias as crianças tem tido atividades culturais (como a ida aos museus da cidade), atividades lúdicas como (jogos tradicionais), workshops de culinária, visitas a lugares como a quinta pedagógica, onde podem desfrutar do ar puro, estar em contacto com os animais da quinta, e foi-lhes dado a noção de como é que as plantas nascem.
As atividades não acabam aqui, durante todo o verão a Geração Tecla ira acompanhar estas crianças para que elas consigam ocupar os seus tempos livres.
A minha opinião em relação a este projeto é a seguinte, nos tempos em que estamos palavras como inclusão, e contextos sociais mais desfavorecidos não deveriam fazer parte desta sociedade que se diz evoluída! É com bons olhos que vejo este tipo de iniciativa, e sinto grata por fazer parte dela, não de uma forma ativa, mas como estagiaria.
Com este projeto as crianças têm a possibilidade de conhecer lugares emblemáticos da cidade, bem como dar a conhecer o que se faz pelo bairro de Santa Tecla, através das atividades que este projeto proporciona as crianças do bairro.
Com a Geração Tecla “ é bom viver no bairro”.

A estagiaria, Elisabete


Sem comentários:

Enviar um comentário