BEM-VINDO!
Aqui poderás encontrar as últimas novidades da Delegação de Braga da Juventude Cruz Vermelha.
No final da tua visita, deixa-nos comentários ou sugestões que poderás editar no final de cada post!
Obrigado e... até breve!

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Diário de bordo: dia 8 – A arte de regatear


Este foi mais um da livre para mim. De manhã não tive nenhum workshop e a tarde era livre para todos os participantes. Enquanto a Paula estava a ensaiar a coreografia que irá ser apresentada na noite de despedida, eu decidi descansar um pouco durante a manhã. Não tinha grandes planos para a tarde, mas depois do almoço, um grupo constituído por vários países decidiu organizar uma pequena visita por alguns locais que ainda não tínhamos tido oportunidade de visitar.
Juntei-me a eles com mais três colegas da equipa portuguesa. Pude comprovar mais uma vez que Ankara é uma cidade cosmopolita, mas a ideia para esta tarde era a de visitar espaços verdes da cidade. Fomos a um conhecido parque de Ankara (Seğmenler Parkı). Um local mais familiar onde se encontravam muitas crianças a brincar. O parque era muito bonito, cheio de diferentes árvores e flores, com um pequeno lago com patos e cisnes. O dia estava muito quente e como tínhamos decidido ir a pé, estava já muito cansada. Parámos para comer um gelado. Tenho a dizer que comi um dos melhores gelados da minha vida em Ankara. As gelatarias turcas têm imensos sabores e o mais característico é o de pistachio. Coincidência das coincidências é o meu sabor preferido. Só por isto acho que iria ser muito feliz na Turquia.
Durante a tarde, o grupo que ainda era grande dividiu-se. Algumas pessoas quiseram regressar ao hotel, outras queriam ir ao parque de diversões de Ankara e, outros, onde eu estava incluída, quiseram ir ao típico bazar turco que se encontrava junto ao castelo para comprar os últimos souvenirs. Como o bazar ficava longe do parque onde estávamos, tivemos de ir de táxi. Eramos três portuguesas e duas húngaras, sendo que uma delas falava na perfeição turco. A Melinda (húngara e colega de quarto da Ana e da Marta) foi a nossa salvação, pois conseguiu que fossemos até ao castelo por 20 liras, caso contrário, teríamos pago cerca de 40 liras turcas.
Os bazares turcos são característicos pelos diferentes aromas das variadas especiarias e, pelas pequenas lojinhas repletas de objectos típicos da Turquia. Naquela tarde vimos imensos gatos. Acho que nunca vi tantos gatos numa cidade tão grande e o mais curioso é que eles são de todos e ao mesmo tempo de ninguém, ou seja, as pessoas têm como hábito dar-lhes de comer e vê-se que são bem tratados. Tivemos oportunidade de fazer uma pequena sessão fotográfica aos gatos que vimos pela zona do castelo.
Regressamos ao hotel novamente de táxi e conseguimos ir por 15 liras, menos 5 liras do que o táxi anterior. Estamos peritas na arte de regatear.
A noite também era livre e o organizador, Anil, convidou todos os participantes para uma churrascada na casa dele que ficava a 5 minutos do hotel. Muitos dos participantes decidiram ficar a descansar pelo hotel pois os dias têm sido muito cansativos. Eu, a Ana e a Marta seguimos os mesmos passos e juntamo-nos no quarto para uma longa noite de conversa. A nossa colega romena Iulia juntou-se a nós e passámos um bom serão no Google Maps. Estivemos a mostrar as nossas cidades e alguns dos seus pontos emblemáticos. A Iulia ficou espantada com a beleza do Bom Jesus e com o Sameiro. Quer muito visitar a nossa cidade e, nós cá ficamos à espera dela.

Maria Ferreira


Sem comentários:

Enviar um comentário