BEM-VINDO!
Aqui poderás encontrar as últimas novidades da Delegação de Braga da Juventude Cruz Vermelha.
No final da tua visita, deixa-nos comentários ou sugestões que poderás editar no final de cada post!
Obrigado e... até breve!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Diário de Bordo: dia 9 - O último ensaio


Hoje foi o último workshop de dança, e já ensaiamos a coreografia final. Está mesmo muito boa, mas já lá chego.
Ontem tínhamos a tarde livre, e eu e a Maria voltamos a separar-nos (o que é ótimo, porque assim levamos mais aprendizagens para Portugal). A convite do Gonçalo, eu e a Rita fomos conhecer uma turca, amiga dele, que vive aqui. Acho que me saiu a lotaria! Primeiro ela, a Irmik, é super simpática, e fala um inglês corretíssimo. Até estranhei, porque o único turco que tinha conhecido até então com um inglês perfeito era o Oguz (lê-se “oouse” – os dois “o” não são gralha, é mesmo para ser mais longo), que é daqui de Ankara, mas vive na Alemanha e estuda num colégio internacional. Logo descobri porquê: a Irmik trabalha no projeto europeu turco! Foi muito interessante ouvir a opinião dela sobre esta matéria, ao jantar. Mas já estou a saltar capítulos, e sim, eu sei que o dia de ontem já foi descrito pela Maria, mas isto é importante! Fomos passar a tarde à cidade velha, onde conhecemos vários amigos da Irmik, e vou falar-vos de dois: o Sonar e a Melis. O primeiro é o presidente de uma organização turca que se foca na disseminação dos direitos humanos, com uma vasta experiência em eventos do género do que estamos a participar, e ofereceu-se logo para nos ajudar com tudo o que precisarmos caso queiramos organizar um; a Melis é uma turca, que viveu três anos em Coimbra, e conhece bem o nosso país, não sendo inédito, foi incrível poder estar numa esplanada, na capital da Turquia, a conversar com uma local, em português!
Na manhã seguinte eu estava insuportável, não me calava com isto: “estive a falar com uma turca em português!”. Toda a gente se ria da minha euforia! No fim do almoço, e antes dos trabalhos da tarde, fui dar uma volta com alguns colegas, para espairecer e fazer a digestão (do arroz, como sempre). Como as meninas queriam ir para as compras, eu fui com os rapazes à livraria ao lado da loja de bijuteria. O Greg (ele na realidade tem um nome mais complicado, mas ele permitiu-me desistir do Húngaro, e trata-lo assim) é geógrafo, e coleciona mapas, então eu fui com o Pisti (outro Húngaro que também tem outro nome, mas neste caso ele mesmo optou por ser tratado pela alcunha), o Umut e o Oguz, fazer-lhe companhia na demanda pelo mapa. Não encontramos mapa nenhum, mas encontramos um dicionário de português-turco, e um turco que sabia o plante todo do SC Braga! Fiquei ainda mais eufórica, e no caminho para o hotel disse “merhaba” (olá, em turco) a toda a gente que se cruzou comigo na rua! E ainda foi bastante, porque em Ankara vivem 4 milhões de pessoas, e as ruas estão sempre cheias de gente.
No workshop de dança estivemos a montar a coreografia final. Ver o resultado final de uma semana intensa de trabalho traz-me um misto de emoções: por um lado a satisfação de ver o esforço de uma semana compensado, e por outro a tristeza de pensar que isto está quase a acabar. Amanhã, após o jantar, vamos atuar para os outros participantes. Não me vou alongar em detalhes, porque se tiverem interesse podem pedir à Maria para ver o vídeo, que ela vai filmar com certeza.
No final do jantar muita gente dispersou, mas eu e a Maria, bem como a Ana e a Marta, ficamos no hotel com os turcos, os romenos, os húngaros e os polacos, a ver um filme. Como acabou cedo, os turcos sugeriram irmos dar uma volta e tomarmos um café. Fomos a uma espécie de salão de chá, que está aberto 24h por dia, e divertimo-nos imenso a tentar ensiná-los alguma coisa em português, e a aprender turco! Depois do café a Maria, a Marta e um casal de turcos voltaram ao hotel, ao passo que eu fui com uma húngara (a Melinda – que é igualzinha a moça da Casa dos Segredos ou lá o que é, a Fany), duas turcas (a Hazan e Sule) e três turcos (Anil, Umut e Oguz), até uma discoteca dar um pezinho de dança. O mais engraçado na noite aqui é que é mais usual ter uma banda a fazer covers, que um DJ a passar música… voltamos ao hotel a cantar e a rir, o que me deixou muito feliz pois tenho a certeza que um dos objetivos desta viagem foi cumprido: tenho amigos novos! 

Paula Ferreira Lobo


Sem comentários:

Enviar um comentário